terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Preparar bem o terreno e colher bons frutos

Para praticamente quase todas as obras realizadas sobre os solos a preparação do terreno é uma fase essencial, etapa apenas precedida de análises técnicas  necessárias a empreendimentos dessa natureza, assim como aprovação dos órgão oficiais competentes. Seja escavando, carregando, espalhando ou transportando o excesso de sedimentos, cada uma dessas etapas exige na sua execução um tipo próprio de equipamento, além de profissionais experientes para realizá-la, assim como fiscalizá-la. E a escolha do equipamento demanda uma análise do tipo de solo sobre o qual se deseja atuar, assim como qual tipo de projeto se pretende implantar.
Para a contratação do serviço de terraplenagem o gestor ou administrador do empreendimento deve definir, a partir de estudos sobre custo benefício para sua empresa, se a melhor alternativa será contratar o serviço de execução dos procedimentos demandados pelo projeto ou alugar apenas as máquinas avulsas. Vale ressaltar que optar por esta ultima alternativa deve vir precedida da escolha dos profissionais capacitados para realizar tal tarefa. 
Estudos mostram que erros no planejamento ou execução de serviços de terraplenagem tem iniciado processos erosivos, não só no terreno onde ocorre tal intervenção, assim como nas áreas circunvizinhas, com custos financeiros e patrimoniais para contratantes e contratadas dos serviços. Quanto a este cenário o geólogo Álvaro R. dos Santos chama a atenção que a terraplenagem não é apenas a simples “limpeza” do terreno e que a observância do tipo de solos sobre os quais se atua deve ser considerada. Há no Brasil a predominância de solos profundos, devido ao clima tropical e índice pluviométrico correspondente. Considerando esse contexto, uma das preocupações da executora do serviço deve ser a redução dos riscos de erosão e, conseqüentemente, de liberação de sedimentos e assoreamento do sistema fluvial, uma das causas principais das enchentes. Uma de suas sugestões quanto ao risco de erosão é de que a terraplenagem ocorra concomitante a implantação da obra civil, ou seja, a medida que a obra avance, reduzindo os riscos de exposição dos solos aos intempéries naturais.
Pensando nessas e outras questões, a Mastrelli possui uma equipe preparada para oferecer o suporte que sua empresa precisa para execução de seus projetos. Atuamos em obras de pequeno a grande portes, desde a limpeza do terreno ao serviço de terraplenagem, desenvolvendo as funções de escavação, nivelamento, compactação e transporte de sedimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário